sábado, 19 de outubro de 2013
Cronistas brasileiros.
Os principais cronistas brasileiros são: Carlos Drummond de Andrade, Ivan Lissa, Mário Prata, Raquel de Queiroz, Rubem Braga, Machado de Assis, entre outros. Escolhi três desses escritores e a seguir colocarei uma breve síntese da biografia de cada um.
Carlos Drummond de Andrade
Carlos Drummond de Andrade foi um cronista, poeta e contista brasileiro. Nasceu em Itabira, em 31 de outubro de 1902 e faleceu em 17 de agosto de 1987. É mineiro e sendo assim, sua memória e parte de suas obras permanecem em sua cidade natal.
Já adulto foi estudar em Belo Horizonte e depois foi para Nova Friburgo e se formou em farmacêutico. Depois de formado, ele, Emílio e outros juntaram e montaram "A revista" para divulgar o modernismo no Brasil.
Se casou com Dolores Dutra e teve uma filha, mas ela acabou falecendo antes dele.
Rachel de Queiroz
Rachel de Queiroz foi uma tradutora, escritora, cronista, romancista, jornalista e dramaturga brasileira. Nasceu em Fortaleza em 17 de novembro de 1910 e faleceu em 04 de janeiro de 2003, no Rio de Janeiro.
Ela foi a primeira mulher a ingressar na Academia Brasileira de Letras e também foi a primeira a receber a premiação de "Camões", que é uma espécie de Nobel no Brasil.
Chega aos 90 anos afirmando que não gosta de escrever e o faz para se sustentar, Ela lembra que começou a escrever para os jornais aos 19 anos e nunca mais parou, embora considera pequeno e número de livros que publicou. "Para mim, foram só cinco, (além de O Quinze, As Três Marias, Dôra, Doralina, O Galo de Outo e Memorial de Maria Moura), pois os outros eram compilações de crônicas que fiz para a imprensa, sem muito prazer de escrever, mas porque precisava sustentar-me", recorda ela. "Na verdade, eu não gosto de escrever e se eu morrer agora, não vão encontrar nada inédito na minha casa".
Joaquim Maria Machado de Assis
Machado de Assis é um escritor brasileiro e considerado um dos maiores nomes da literatura nacional.
Nasceu no Rio de Janeiro, em 21 de julho de 1839 e faleceu em 29 de setembro de 1908.
Ele foi um escritor completo, escreveu quase todos os gêneros literários, sendo um romancista, cronista, contista, poeta, dramaturgo, crítico e entre outros. Além disso, é considerado também, um dos maiores gênios da literatura histórica, junto de William Shakespeare, Luíz Vaz de Camões e Dante Olighieri.
Assinar:
Postar comentários
(Atom)
Seja Bem-Vindo!
Sou Beatriz Cruz, tenho 14 anos, gosto muito de ler, porque aprendo muito com a leitura, conheço novas coisas, culturas e palavras, ler aprofunda o nosso conhecimento. Este é um blog didático, solicitado pela professora de português da Rede SESI, Ilvanita. Tivemos como orientações publicar sínteses de contos lidos e trabalhados em sala de aula, assim como livros e produções textuais. Aqui você também poderá encontrar dicas de filmes, músicas, poesias, frases e livros, é sempre bom descontrair um pouco, não é? Aproveite.
Search
Páginas
Arquivo
-
▼
2013
(41)
-
▼
outubro
(17)
- Biografia de Valérie Zenatti - Uma garrafa no mar ...
- Biografia de Luís Dill - Todos contra Dante.
- Poesia III - Fernando Pessoa.
- Poesia II - Vinícius de Moraes.
- Poesia I - Cecília Meireles.
- "Uma garrafa no mar de Gaza" - Valérie Zenatti.
- Trabalho com o livro "Todos contra Dante" - Bullying.
- Literatura em vídeo - Cem anos de perdão.
- Dias e noites sem dormir.
- Crônicas.
- Cronistas brasileiros.
- Primavera Árabe.
- Principais líderes dos conflitos.
- Israel x Palestina.
- Estado laico.
- Definição de território, identidade nacional e gov...
- Estado Nação.
-
▼
outubro
(17)
Para ler e pensar
“Tô me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem. Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade pra agradar um outro alguém. Tô trazendo pra perto de mim quem eu gosto e quem gosta de mim também. Ultimamente eu só tô querendo ver o ‘bom’ que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, tô despreocupado, com a vida eu tô de bem.” - Caio Fernando Abreu.
Quem sou eu
Faça Parte!
Visualisações
Tecnologia do Blogger.
0 comentários:
Postar um comentário