domingo, 7 de abril de 2013

Feliz Aniversário - Clarice Lispector

Imagem retirada do blog: Letras mal escritas.


      O conto mostra como a infelicidade pode estar escondida atrás de sorrisos e fingimentos. Ele conta a história de D. Anita, uma senhora que completa oitenta e nove anos, mãe de sete filhos e que mora com sua filha Zilda, que por sua vez decide fazer uma festa para comemorar o aniversário de sua mãe. Ela se vê responsável por fazer aquilo, mas se sentia revoltada por ser a única a organizar tudo, sem nenhuma ajuda de seus irmãos ou cunhadas. E aos poucos a família vai chegando.
      A festa era para ser um momento especial para todos que estavam ali presentes, exceto pelo fato de que estavam ali apenas por obrigação, apenas para não deixarem de comparecer e apenas para dar a impressão de que ainda existia algum laço familiar entres eles.
     D. Anita como não era ingênua, percebe o que estava acontecendo e fica decepcionada, por dentro, despreza os filhos falsos que criou.
     Ela cospe no chão, como um ato que manifesta que os laços familiares não existem mais, o que também provocou raiva em Zilda.
    Logo cantaram os parabéns, para que uma felicidade que já foi dada como falsa não demorasse bastante para acabar e todos fossem embora. A festa no fim foi feita apenas por aparências e falsidade.

Leia o conto: aqui.

0 comentários:

Seja Bem-Vindo!

Sou Beatriz Cruz, tenho 14 anos, gosto muito de ler, porque aprendo muito com a leitura, conheço novas coisas, culturas e palavras, ler aprofunda o nosso conhecimento. Este é um blog didático, solicitado pela professora de português da Rede SESI, Ilvanita. Tivemos como orientações publicar sínteses de contos lidos e trabalhados em sala de aula, assim como livros e produções textuais. Aqui você também poderá encontrar dicas de filmes, músicas, poesias, frases e livros, é sempre bom descontrair um pouco, não é? Aproveite.

Search

Para ler e pensar

“Tô me afastando de tudo que me atrasa, me engana, me segura e me retém. Tô me aproximando de tudo que me faz completo, me faz feliz e que me quer bem. Tô aproveitando tudo de bom que essa nossa vida tem. Tô me dedicando de verdade pra agradar um outro alguém. Tô trazendo pra perto de mim quem eu gosto e quem gosta de mim também. Ultimamente eu só tô querendo ver o ‘bom’ que todo mundo tem. Relaxa, respira, se irritar é bom pra quem? Supera, suporta, entenda: isento de problemas eu não conheço ninguém. Queira viver, viver melhor, viver sorrindo e até os cem. Tô feliz, tô despreocupado, com a vida eu tô de bem.” - Caio Fernando Abreu.

Faça Parte!

Visualisações

Tecnologia do Blogger.